segunda-feira, 18 de maio de 2009

Visita ao Museu Inimá de Paula


"Arte cibernética" é o nome da exposição temporariamente em cartaz no Museu Inimá de Paula que conta com a exibição de oito obras, que associam arte e tecnologia, dos artistas mais representativos da área, como Edmond Couchot, Daniela Kutschat, Regina Silveira, entre outros.







Dentre os trabalhos em destaque, um dos mais interessantes e interativos é o de Camille Utterback e Romy Achituv, "Text Rain": a projeção do corpo do usuário é combinada com a animação de uma chuva de letras coloridas que, por sua vez, respondem a seus movimentos corporais. As letras em queda correspondem aos versos de um poema sobre o corpo e a linguagem.




Uma das mais belas obras da exposição chama-se "Les Pissenlits", de Edmond Couchot e Michel Bret, cuja primeira versão foi elaborada na década de 80. Constituída por três grandes painéis, o trabalho baseia-se na interação do sopro do espectador com o movimento das pétalas de dentes-de-leão, que seguem trajetórias diferentes de acordo com a intensidade e duração do sopro.





Outra obra muito bonita, mas pouco interativa, é a "PixFlow #2": "escultura na forma de um console composto por quatro displays dispostos verticalmente. Um programa simula um campo vetorial no qual partículas fluem conforme a evolução de sua densidade.". Tais partículas, semelhantes a pixels, descrevem trajetórias totalmente imprevisíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário